quarta-feira, 18 de abril de 2012

Movimento Operacional

A Infraero publicou na tarde de hoje os números do movimento operacional dos aeroportos administrados pela estatal.  Apesar do grande esforço empregado pelas empresas aéreas na tentativa de sufocar o crescimento, o aeroporto de Joinville cresceu durante o primeiro trimestre do ano. No mês de Março de 2012 passaram pelo aeroporto 39.172 passageiros entre embarques e desembarques. Em relação ao mesmo mês de 2011 houve uma redução de 5,83% no movimento e um aumento de 9,28% em relação à Fevereiro de 2012. Considerando o primeiro trimestre, o movimento foi de 113.248 passageiros, o que representa uma redução de 6,68% em relação ao último trimestre de 2011 e um aumento de 13,61% em relação ao primeiro trimestre de 2011.
Apesar do crescimento apontado pelos números, a tendência para os próximos meses é de retração e estabilização. Isto é reflexo da estratégia das empresas em reduzir as opções de destinos, horários e assentos.  Tam e Gol reduziram em 33%  cada uma a oferta diária de assentos e frequencias. Azul reduziu em 38% a oferta de assentos mas manteve as frequencias. A Trip foi a única que ampliou a oferta. Inicialmente ampliou em 100% os horários e depois em 50% os assentos.

Joinville Spotting

4 comentários:

Anônimo disse...

Segundo a GOLLOG, a Gol está para entrar com um pernoite para Guarulhos..

Willian

EDDH C SILVEIRA disse...

q noticia boa... só esquero q seja real. Ta hora da Gol e Tam acordarem e dar a atenção q Joinville realmente merece, afinal somos a maior cidade de SC. O q está faltando são opções de destino e horarios. Não vai adiantar em nada a reforma e ampliação do aeroporto sendo q até então as empresas estamos retirando voos de Joinville.

Anônimo disse...

Por enquanto não há nenhum pedido formal de novos voos na Anac para Joinville. Em Junho de 2011 a Passaredo entrou com pedido de pernoite em Joinville para Guarulhos. Com a compra de parte das ações da Passaredo pelo dono da Gol, é possível que nos próximos meses a Gol ou Passaredo passe a operar em Joinville. Desde que a Gol retirou uma frequencia em Joinville os voos têm saído lotados. Se vocês simularem uma compra para amanhã verão que existem apenas 2 ou 3 lugares disponíveis. Isto é sinal de que há espaço para mais operações. Se a Gol entender que não não há demanda para encher um 737 pode optar por uma ou mais frequencias com um ERJ145 através da Passaredo. Tudo vai depender do comportamento do mercado nos próximos meses.

elchevive disse...

Desde que a Azul diminuiu os voos, está sempre mais caro voar para Joinville que Navegantes (geralmente consigo em NVT por ~150 e JOI sai ~240). Moro em Massaranduba o que me permite escolher por onde 'ir' (ano passado era certeza eu ir por Joinville, esse ano tá bem difícil)