quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mais Um Avanço Na Instalação do ILS


Foto retirada do site do Decea



Aberta licitação para obras de infraestrutura para instalação de ILS em Joinville

Quinta-Feira 12 de Abril de 2012 às 15:32

A Infraero abriu nesta quinta-feira (12/4) a licitação para as obras de instalação de infraestrutura para a implantação de Instrument Landing System de Categoria I (ILS Cat I) no Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC). Uma empresa apresentou proposta e documentos de habilitação técnica. Pelo planejamento, a empresa investirá cerca de R$ 4 milhões nos trabalhos de instalação, que têm duração prevista de cinco meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

Clique aqui para acompanhar o andamento da licitação.

Os trabalhos se referem às adaptações necessárias no sistema de pista e pátio do aeroporto para que o ILS, sistema que auxilia as operações de pouso e decolagem em condições de mau-tempo ou baixa visibilidade, seja instalado em Joinville. Os equipamentos do ILS são adquiridos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do Comando da Aeronáutica.

Com o sistema, as aeronaves equipadas com ferramentas de leitura compatíveis com o ILS terão mais flexibilidade e segurança para pousar e decolar em condições meteorológicas adversas. “O sistema aperfeiçoará as operações do aeroporto sensivelmente, trazendo ainda mais segurança e comodidade aos passageiros”, afirmou o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann.
 
Fonte:  Assessoria de Imprensa Infraero
 
Joinville Spotting

9 comentários:

PilotoJJ disse...

ILS ajuda em caso de vento de cauda, um dos maiores problemas do aeroporto de Joinville?

Anônimo disse...

O vento de cauda é um problema à noite porque não há nenhum procedimento homologado ou autorizado para pouso pela pista 15 nesse período. Durante o dia as aeronaves circulam e pousam normalmente. Portanto a instalação do ILS colocará um fim nesse problema apenas se o sistema for instalado para pousos pela pista 15.

TMA Londrina disse...

Nem procedimento visual? Eu acho que no fim das contas (apesar de restringir algumas operações)deveria ser autorizado o pouso pela 15 com o assim como acontece no aeroporto de Londres, o London City, que, por causa dos prédios, as aeronaves tem que fazer uma aproximação bastante inclinada (Steep aproach ou algo assim) o que poderia ser feito em JOI devido aos morros próximos da 15. Mas isso só ocorreria de fato se houvesse aeronaves homologadas e tripulação treinada para esse tipo de APP.

Quanto ao ILS, bem provável que ela seja instalado na RWY onde se concentra a maior parte das operações em dia com pouca visibilidade, levando em consideração a velocidade e direção do vento.

Anônimo disse...

Pela 15 só há procedimento de pouso visual mas a aproximação é feita pela 33 e a aeronave tem que circular. Não há nem sistema VASIS/PAPI na 15. À noite os pousos são proibidos e, da mesma forma, decolagens pela 33. Acho que não é necessária uma aproximação "mais inclinada" porque os morros próximos à cabeceira 15 estão a partir de 10 km de distância e a altura não ultrapassa 3000 pés. Fora do alinhamento da pista a altura é maior mas no alinhamento fica em 3000 pés. Para os pousos pela 33 há procedimentos RNav.

joseluizdacosta@bol.com.br disse...

JOI é um aeroporto de quinta categoria, é um vergonha para a região. Cadê os governantes??? Este ILS só 2013.

Walter disse...

Que exagero, o aeroporto de Joinville é muito confortável e bonito, além de bem cuidado! Sou de Blumenau, uso com freqüência do de Navegantes, mas eu acho o de Joinville muito mais agradável! Faltam alguns investimentos, é claro, mas não deve nada a outros aeroportos médios, pelo menos do Brasil! Com estes investimentos que estão vindo, vai ficar muito bom!
O que está faltando mesmo é a prefeitura investir no acesso, que aí sim é uma vergonha!

Anônimo disse...

Walter, apenas uma dica. Se você vem de Blumenau pela Rodovia do Arroz não entre pelo bairro Vila Nova no semáforo da rua XV de Novembro. Siga em frente pela rodovia que você vai sair na Av. Santos Dumont na altura do shopping Garten. Ou então entre pela rotatória da Univille na rua Dorotóvio do Nascimento. Nesse último caso vai evitar algumas imperfeições no piso da Av. Santos Dumont.

Anônimo disse...

Quem utiliza-se de transporte aéreo sabe que o aeroporto de Joinville só perde em conforto, num raio de 300km, para o aeroporto de Curitiba que tem pontes de embarque. Em termos de auxílios à pouso/navegação fica atrás de Curitiba e Florianópolis. Com a implantação de ILS em Joinville e ampliação de pista só ficará atrás de Curitiba que tem ILS de categoria 2 atualmente.

Walter disse...

Para mim fica muito ruim a utilização do aeroporto de joinville, pois sempre utilizo o ônibus da Azul Blumenau/Navegantes que é uma facilidade enorme!
Será que não justificaria este ônibus da Azul Jaraguá/Joinville? Se bem que notei que tiraram o Caxias do Sul/POA.

Mas já utilizei o aero de Joinville quando estive a negócios na cidade e sempre achei o aeroporto de vocês muito agradável! Quem dera Blumenau tivesse um deste nível!