segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aeroporto de Joinville, 30 Anos de Operação Comercial Com Jatos


Parte II - A Era do Jato



Acervo Joinville Spotting


 Os anos oitenta chegaram e junto com eles chegaram os jatos. Esta década foi marcada pelo crescimento das empresas aéreas regionais e o estabelecimento das nacionais. Com a adequação do aeroporto de Joinville à operação de aeronaves a jato, em 9 de Março de 1982 a Varig retomava as operações que estavam suspensas desde o final da década anterior. Os voos ligavam Joinville a São Paulo com uma frequência diária e eram divididos em três voos diferentes e não diários. São Paulo, Curitiba, Joinville, Curitiba e São Paulo era operado às quartas e sábados. São Paulo, Joinville, Navegantes e São Paulo era operado às terças, sextas e domingos. São Paulo, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e São Paulo era operado às segundas e quintas. Este último voo seria estendido ao Rio de Janeiro a partir de 1985. Muitas vezes estes voos eram operados por aeronaves Boeing 737-200 da Cruzeiro e em outras poucas oportunidades a aeronave utilizada era o Boeing 727-100, também da Cruzeiro.
 


Helio Bastos Salmon via Airplante Pictures
Helio Bastos Salmon via Airplante Pictures

No início de 1983 a Rio-Sul também voltaria a atender Joinville, mas desta vez com seus Fokker F-27 recentemente adquiridos. Os novos voos cumpriam a linha São Paulo, Joinville, Navegantes, Criciúma, Porto Alegre e volta. Os voos eram diários e saíam de São Paulo às 8h30 e de Porto Alegre às 14h00. Esta linha seria recriada em 2010 pela Trip com algumas modificações e operando aeronaves ATR-42. A segunda metade da década foi de estagnação devido a uma série de planos econômicos fracassados que tiveram seu efeito prolongado até o início da década seguinte.


Foto sem créditos. Retirada do site http://www.aussieairliners.org


Gilson da Silveira

Joinville Spotting

Nenhum comentário: