quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Falcão-Robô Faz Primeiro Voo no Aeroporto de Joinville

Cleber Gomes - Jornal A Notícia
 Equipamento é usado para espantar aves que atrapalham as operações de pouso e decolagem

Desde ontem, um falcão-robô sobrevoa o espaço aéreo do Aeroporto de Joinville espantando outras aves que possam atrapalhar os voos. Técnicos da Hyabusa, empresa de consultoria ambiental contratada pelo aeroporto, fizeram ontem os primeiros testes com o equipamento.  O aeromodelo tem o formato de uma ave de rapina, com 1,6 metro de envergadura. O voo é uma das técnicas que estão sendo usadas para espantar as aves. O Aeroporto de Joinville é o primeiro do Brasil em número de ocorrências, com o índice de 19 colisões de aves contra aeronaves a cada 10 mil operações em 2010.
“Este ano, o índice já está em 15 colisões em 10 mil operações, o que gera danos às turbinas dos aviões e, dependo do tamanho da espécie, pode até derrubar uma aeronave”, diz o superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann.
Nos próximos nove dias, o falcão, que tem uma bateria com duração de 20 minutos e pode voar num raio de até três quilômetros, deve decolar entre 7 e 18 horas. “Faremos voos antes de cada pouso ou decolagem, mas a frequência deve diminuir à medida que a presença do falcão-robô provoque medo e faça com que as aves procurem novos territórios”, explica o piloto do equipamento, Pierre Rousseau.
O contrato com a empresa de consultoria, no valor de R$ 15 mil, válido por seis meses, prevê ainda outras ações para manejo das aves na região do aeroporto. Como 50% das colisões envolvem quero-queros, espécie predominante nas proximidades da cabeceira da pista, um ornitólogo, em parceria com um grupo de pesquisa da Univille, vai identificar algumas aves com anilhas para acompanhar o comportamento das aves. “Além disso, estudamos a colocação de linhas de nylon em regiões de banhado para repelir aves como marrecos e garças”, complementa Luiz Gustavo Trainini, biólogo da Hayabusa.
Segundo Rubens Heidemann, a eficácia das ações durante os 60 dias será analisada e o contrato poderá ser extendido pela Infraero para contemplar também o aeroporto de Navegantes, que é o segundo em número de ocorrências envolvendo aves no Brasil.
Mariana Pereira
Fonte:  Jornal A Notícia

Video de um bird-strike em aproximação ao Charles de Gaulle.

Joinville Spotting

2 comentários:

Navegantes Airport disse...

Voos cargueiros de Curitiba pousarão em Joinville na madrugada
A partir desta segunda-feira (29), o Aeroporto de Joinville passará a operar 24h, informou o jornal A Notícia. Isso para receber voos cargueiros que não poderão pousar em Curitiba na madrugada em função de obras de revitalização da pista. Joinville funcionará na madrugada com serviço de rádio (AFIS).

Segundo A Notícia, a previsão é que Joinville receba a partir da meia-noite mais seis voos, sendo quatro voos cargueiros e dois voos de serviços de malote e correspondência.

Anônimo disse...

Essa notícia já foi postada pelo Blog do Aeroclube e pelo jornal A Notícia. Postarei informações sobre empresas, horários ou aeronaves quando as tiver conseguido. Na noite de hoje o aeroporto de Curitiba fechou devido ao nevoeiro e alguns voos foram alternados para Joinville.