quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aeroporto de Joinville Lidera Ranking de Colisões com Aves

Falcão-robô para controle aviário

Quando o assunto é risco aviário Joinville encabeça a lista dos aeroportos mais sujeitos à colisões entre aves e aeronaves, ocorrência conhecida no meio aeronáutico como "birdstrike". De acordo com a estatística publicada pelo Cenipa, no ano de 2010 houve 17 relatos de birdstrike para 8796 movimentos (pouso + decolagem) que representa um índice de 19,33 incidentes para cada 10.000 movimentos.  No relatório de 2009 Joinville aparecia em segundo lugar com 11 relatos para 6441 movimentos, o que representa 17,08 incidentes para cada 10.000 movimentos. Em número de ocorrências o aeroporto mais sujeito em 2009 foi o Galeão, mas em 2010 o aeroporto de Viracopos o superou.
Segundo os relatórios o risco é maior no mes de Março e a parte do avião mais sujeita ao choque são os motores. O momento mais crítico é durante o pouso ou decolagem e a ave mais comum nas colisões é o quero-quero, apesar de que na grande maioria dos casos as aves não puderam ser identificadas. Outro fato bastante perceptível é que o número de ocorrências triplicou nos últimos 10 anos.
O relatório completo pode ser baixado na página do Cenipa.
Este vídeo do Youtube postado pelo usuário RoqueCargo mostra o perigo em Joinville.

Joinville Spotting

2 comentários:

Diogo_s disse...

tens noticias dos voos noturnos que Jlle vai operar agora? com o fechamento do afonso pena, no jornal consta que serão 6 voos

Anônimo disse...

Na madrugada serão quatro voos cargueiros e dois me mala postal mas ainda não tenho maiores informações como horário ou empresas.