terça-feira, 13 de março de 2012

A Novela do ILS em Joinville

Foto:  Assessoria de Imprensa Infraero
Publicado edital para obras de infraestrutura para instalação de ILS em Joinville

A Infraero publicou nesta segunda-feira (12/3), no Diário Oficial da União, edital para a realização das obras de infraestrutura para a implantação do Instrument Landing System (ILS) de Categoria (CAT) I no Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC). A abertura da licitação está prevista para 12/4 e são estimados investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão para as intervenções.
Os trabalhos se referem às adaptações necessárias no sistema de pista e pátio do aeroporto para que o ILS, sistema que auxilia as operações de pouso e decolagem, seja instalado em Joinville. A previsão é que o equipamento seja instalado no aeroporto pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) em 2014.
O ILS CAT I permite a orientação de aviões em alturas a partir de 61 m e contato visual com a pista a partir de 501 m. Com o sistema, as aeronaves equipadas com ferramentas de leitura compatíveis com o ILS terão mais flexibilidade e segurança para pousar e decolar em condições meteorológicas adversas.
“O ILS trará melhorias sensíveis às operações de pouso e decolagem. As obras de infraestrutura demonstram o empenho da Infraero em aperfeiçoar a infraestrutura disponível aos usuários”, destacou o superintendente de Joinville, Rones Heidemann.

Fonte:   Assessoria de Imprensa - Infraero

9 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que entendi, ainda não é a compra do equipamento, correto?

Octavio Freitas disse...

Parabéns pelo blog, já agora convido a passar no meu e a tornar-se se seguidor do mesmo já agora aproveito se possivel que faça uma pequena publicidade do mesmo.

www.setentaedoismm.blogspot.com

Abraço

Anônimo disse...

Ao anônimo. Não se trata da compra do equipamento. A compra é feita pelo Decea. No primeiro cronograma a compra seria feita junto com o ILS de Londrina e Uberlândia. Uberlândia já está operando. No atual cronograma os trabalhos em Joinville e Londrina estão com o andamento bastante parecidos.

Ronaldo Santos disse...

Particularmente, não estou muito preocupado com o ILS. De uma hora para a outra, esse se tornou o assunto mais importante da cidade. Em 2000, o aeroporto tinha aproximadamente 20 voos diários e ninguém falava sobre isso. Hoje são cerca de 10 voos e, ao que parece, todos estão ameaçados por causa da falta do equipamento. Me preocupo com algo que acontecerá e que a opinião pública não percebe. O ILS será instalado antes da ampliação da pista (até por causa de pressão política e empresarial). Acontece que depois, quando forem aumentar a pista, o ILS precisará ser realocado, causando um gasto de dinheiro desnecessário, além de que terá que ficar inativo por um bom tempo.
O ILS é importante, pois aumentará a segurança das operações no aeroporto, mas não concordo com o fato de tornarem esta a pauta principal da cidade. Acij e imprensa deveriam usar suas influências para outras questões e deixar assuntos técnicos do aeroporto para os órgãos responsáveis pelo espaço.

Anônimo disse...

Também tinha pensado nisso mas não sei se isso afetará muito porque o cronograma prevê a instalação apenas em 2014! Se o ILS for instalado na cabeceira 33 não haverá problema mas se for na 15, aí você tem razão. O ideal mesmo seria na cabeceira 15 para reduzir o problema com vento de cauda à noite.

Ronaldo Santos disse...

Gilson, tenho a informação que esse problema deverá ocorrer, apesar do cronograma. E mesmo o ILS sendo na para a cabeceira 33, a ampliação da pista 15 impactará, porque o localizer (equipamento que integra o ILS) deve ser instalado na final da pista oposta.

Anônimo disse...

Ronaldo, já viu esse NOTAM? Seria em função do VOR de SBNF?

Período: 07/02/12 15:39 a 07/05/12 18:00
DME JNV CH98X ALCANCE REDUZIDO PARA 30NM)

Ronaldo Santos disse...

Vi, sim, Gilson, mas não sei o motivo. Não sei se o VOR de Navegantes já opera. Um Notam também aplica uma mudança no heliponto da Horus, no seu eixo de aproximação. No final do ano passado até início deste ano o local ficou interditado devido "ao risco das operações aéreas".

Anônimo disse...

Pelo que sei o VOR de lá está em processo de homologação.