domingo, 19 de janeiro de 2014

ILS Deverá Entrar em Funcionamento Antes da Copa


Prazo para homologação do funcionamento do ILS no Aeroporto de Joinville é mantido para maio

Está mantido para 1º de maio o prazo para homologação e posterior entrada em funcionamento do ILS no Aeroporto de Joinville. O sistema de aproximação por instrumentos garantirá pousos mais seguros em situações climáticas adversas.
Outro sistema de monitoramento de pousos, o RNP-AR, foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e está em fase de homologação junto às companhias aéreas que operam em Joinville. A previsão é que o sistema comece a operar em março.
O processo e o prazo de conclusão da homologação do ILS pela Anac estarão na pauta da reunião bimestral do grupo de trabalho que trata da modernização e ampliação do aeroporto. O encontro será em Brasília, no dia 28 de janeiro, na sede da Agência Nacional.
O ILS (Instrument Landing System) já foi instalado. A estação meteorológica que completa o sistema está em fase final de instalação. Técnicos retornam a Joinville na semana que vem para concluir os trabalhos.
No caso do RNP AR – Aproach (em português, performance de navegação requerida com autorização), um sistema é instalado na aeronave. Durante o percurso, o RNP AR recebe informações via satélite que mostram nos visores a posição exata da aeronave.
Com isso, o piloto tem a possibilidade de corrigir o trajeto com mais precisão e ganha mais estabilidade no voo e na aterrisagem. Além disso, o teto de pouso (altura com visibilidade) passará a ser de 95 metros ao invés dos 400 metros atuais.
Joinville será o segundo aeroporto do País a contar com voos que usam esse sistema. Apenas o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), realiza este tipo de operação.
Fonte:  Jornal A Notícia
Joinville Spotting

2 comentários:

Unknown disse...

tem algum Ponto para fazer spotting em joiville? Entre em contado por email cmg : Jardel.felipe@hotmail.com

Anônimo disse...

Desculpe a demora. Os locais para fazer spotting são no piso superior do terminal, no aeroclube e no entorno da cabeceira 15. A foto de capa do blog é uma amostra da visão que se tem da lateral da cabeceira 15.