segunda-feira, 10 de junho de 2013

Visita ao Aeroporto

No dia 6 de Junho fiz uma visita ao Aeroporto de Joinville a convite do sr. Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto. Trabalhando no aeroporto desde 1987, ele passou por várias funções até chegar à superintendência. Mostrou-se uma pessoa bastante dedicada ao desenvolvimento do aeroporto e da cidade. Na conversa foram passadas várias informações sobre os trabalhos que estão sendo feitos a curto e a longo prazo, sendo este último, referente ao plano diretor do aeroporto que prevê várias etapas de melhorias e crescimento até o ano de 2030.
Sr. Rones Rubens Heidemann, superintendente do Aeroporto de Jonville.

A curto prazo temos a instalação do PAPI da cabeceira 15, necessário agora que há procedimentos por instrumentos (RNP AR) homologados para aquela cabeceira. Também a curto prazo a instalação do localizador (localizer) do ILS e do Glide Slope já estão quase concluídas, inclusive com emissão de sinal para testes. Lembrando que o ILS está sendo instalado para aproximações pela cabeceira 33. A instalação do localizador provocou uma redução de 100 metros de pista na cabeceira 15. Esta redução é necessária para evitar danos às antenas devido ao fluxo de ar dos motores das aeronaves (jet blast). A nova Estação Meteorológica de Superfície (EMS) também já está licitada e em processo bem adiantado de aquisição. Também está em estudos um novo procedimento de aproximação de não precisão, mas este é para um prazo um pouco maior. Em breve a pista do aeroporto deverá passar por uma nova avaliação de PCN. O superintendente do aeroporto acredita num aumento de até 5 pontos em relação ao atual PCN que é de 33, o que deve diminuir bastante as restrições de peso das aeronaves Boeing 737-800 e Airbus A320.  Além disso, os atuais prédios de Carga, Combate a Incêndio e da Shell terão que ser removidos das atuais posições.

O PAPI instalado recentemente para a cabeceira 15.

O Glide Slope já instalado e emitindo sinal para testes.

O Localizer instalado na cabeceira 15 fez com que...

...a Cabeceira 15 fosse recuada em 100 metros.

A longo prazo, a ampliação da pista também está entre as prioridades, mas ainda depende de indenizações em alguns locais. A maior parte da área a ser incorporada para a ampliação do sítio aeroportuário já está negociada, faltando apenas as propriedades familiares e algumas de pessoa jurídica. Com o aumento na movimentação do aeroporto, será necessária também a construção de uma nova sala de embarque e outra de desembarque com duas esteiras de devolução de bagagens que são de baixo investimento e podem ser feitas facilmente. O plano diretor prevê duas fases de ampliação. Uma com dois pátios e outra com três, com um novo terminal localizado ao lado da rotatória do aeroporto e da avenida Santos Dumont.

Área de toque próxima da Cabeceira 33. Pista passará por nova avaliação de PCN.

A Cabeceira 15 vista da Torre (TWR).

A Cabeceira 33 vista da Torre (TWR).
 
O Pátio e as três construções que serão removidas.

A área do Terminal de Passageiros (TPS).
 
Momento do toque na pista da aeronave Boeing 737-700 da Gol PR-VBX.

Para encerrar, gostaria de agradecer a todo o pessoal da Infraero e ao sr. Rones Rubens Heidemann pela atenção e simpatia mostradas durante quase duas horas de visita.

Gilson da Silveira

Joinville Spotting

2 comentários:

Diogo_s disse...

Muito bacana a reportagem, parabéns!

EDDH C SILVEIRA disse...

Parabéns pela materia, excelente.