terça-feira, 23 de abril de 2013

Novos Procedimentos de Aproximação

Desde o dia 4 de Abril o aeroporto de Joinville está autorizado a permitir aproximações com procedimentos RNP AR - Performance de Navegação Requerida.  Trata-se de um procedimento de navegação que conta com auxílio de satélites. Joinville é o segundo aeroporto do Brasil a ter este procedimento homologado, sendo o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o pioneiro desde o ano passado. Até o momento apenas a Gol tem tripulações e aeronaves aptas a executar estes procedimentos e a Azul está ainda em tratativas.

O aeroporto contava antes apenas com procedimentos de pouso por instrumentos para a cabeceira 33 e, com o novo procedimento, a grande novidade é a operação autorizada também para pouso pela cabeceira 15.

Para quem quiser conferir, as cartas estão à disposição para download no site do Decea.

Joinville Spotting

2 comentários:

paulo disse...

é uma vergonha,a maior cidade do estado de sc, não ter um aeroporto decente com igual a da capital, perde até para a cidade de navegantes que vergonha, e mais tana hora de usar o radar http://www.flightradar24.com/ como o aeroporto da capital e de navegantes e ter uma escuta aérea do aeroporto de Joinville ao vivo ...

Anônimo disse...

Acho que só eu não peguei o vírus da megalomania que os joinvilenses parecem ter adquirido, como demonstrado no comentário de 7 de maio. Deve ser um tal de Luiz “Enrico” que trouxe este agente infeccioso pra cá.

Pois então, não entendo o que seria um aeroporto decente. Recebemos apenas sete voos regulares por dia. Para essa demanda, o aeroporto cumpre muito bem a função dele. Se ainda tivéssemos demanda de passageiros para mais voos, valeria a comoção empresarial e daquele jornal. Vejo que a cidade tem problemas mais importantes que valeriam nossa atenção e mobilização.

O RNP, tema do post, é fantástico. Melhor ainda quando começar a ser usado aqui, de fato. Apesar dos procedimentos já estarem publicados, um notam válido até o dia 4 de julho suspende as operações. Não sei o porquê. Acredito que ele será muito mais útil do que o ILS, já que a pista 15 passará, pela primeira vez, a ter aproximação por instrumentos. E eu pensei que não viveria para ver isso.