sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aeroporto de Joinville, 30 Anos de Operação Comercial Com Jatos


Parte IV - A Década Perdida

Um novo século, uma nova década, mas uma nova crise levaria este período a ser conhecido como a década perdida. A crise começou com um desequilíbrio econômico no oriente e encerrou com o atentado ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001, mas os efeitos se prolongariam por toda a década. Vasp, Cruzeiro, Transbrasil e Varig, empresas nacionais que dominavam o mercado até meados da década de noventa, sucumbiram a esta crise.  Isto fez com que o aeroporto de Joinville, que antes tinha uma variedade de empresas e destinos, ficasse restrito a apenas duas empresas no início da década: A Tam e a Varig, que chegaram a trabalhar conjuntamente, o que levou uma empresa ou outra a deixar de operar por um tempo.  Houve a redução da oferta e como consequência, redução da procura. A Ocean Air chegou a operar alguns voos em Joinville mas desistiu depois de algum tempo.
Quando a Varig encontrava-se diante da falência a empresa desistiu de operar em Joinville, depois de várias décadas de fidelidade. No mesmo ano passava a operar em Joinville uma nova empresa com um novo conceito que estava revolucionando o transporte aéreo no Brasil desde sua estreia em 2001. Esta empresa era a Gol.


Boeing 737-700 da Gol PR-GOL (Joinville Spotting)


Em 2004 foi inaugurado o novo terminal de passageiros do aeroporto de Joinville,



Terminal de Passageiros  (Assessoria de Imprensa Infraero)

mas aquele ano foi o segundo menor em movimento de passageiros naquela década. A concorrência da Gol, no entanto, fez com que a Tam voltasse a oferecer mais voos, retornando com os Airbus A319/A320 que estavam sumidos há algum tempo. Isso fez com que o movimento de passageiros no ano de 2005 aumentasse quase 60% superando 300 mil passageiros.


Airbus A-319 da Tam PR-MBV (Joinville Spotting)

A partir daí as empresas passaram a exigir mais comodidade às operações, como a instalação de um ILS, tornando voos cancelados e alternados em algo corriqueiro, fazendo com que o movimento do aeroporto entrasse em queda.
O crescimento ficou estagnado até 2010 quando a Trip



ATR42-500 da Trip PR-TKB  (Joinville Spotting)

e depois a Azul passaram a operar em Joinville e gerar concorrência. Naquele ano o movimento de passageiros aumentou em quase 40%, fechando o ano em 289 mil passageiros, o segundo mais movimentado da história do aeroporto até aquela data.


ATR72-600 da Azul PR-ATB  (Joinville Spotting)



Gilson da Silveira


Joinville Spotting

4 comentários:

Anônimo disse...

voce consegue fazer um levantamento de quantas horas o aeroporto de Joinville ficou fechado em 2012 por motivos metereologicos? e comparar com as horas que o aeroporto de curitiba ja ficou fechado neste mesmo periodo... ultimamente o de curitiba tem fechado bastante enquanto o nosso permanece aberto e até recebendo voo deles.

Anônimo disse...

ontem e hoje nosso aeroporta está movimentado... Azul de Campinas e Porto Alegre... Trip de Cascavel, Campinas, Londrina... Gol de Guarulhos, Brasilia, Tam de Brasilia....

Rafael Viana disse...

Olá! Gostaria de saber quantas aeronaves o pátio do Aeroporto de JOI comporta simultaneamente.
Grato.

Anônimo disse...

O pátio suporta duas aeronaves de grande porte nas posições principais e mais uma na posição remota. O antigo pátio suportava quatro aeronaves.