sábado, 25 de fevereiro de 2012

Infraero Modernizará Torre de Joinville



Infraero publica edital para projetos de modernização de torres de controle

A Infraero publicou em 16/2 edital para a contratação de empresa para elaboração dos projetos básicos de engenharia e serviços e estudos preliminares de modernização das torres de controle e controle de aproximação de 28 aeroportos. A abertura da concorrência está prevista para 30/3, no Auditório da Superintendência de Licitações e Compras da Infraero em Brasília (DF).
 
Serão contempladas as torres dos seguintes aeroportos: Guarulhos, Viracopos, Campo de Marte, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Bauru (SP); Santos Dumont, Jacarepaguá e Macaé (RJ); Pampulha, Carlos Prates, Uberlândia e Uberaba (MG); Vitória (ES); Goiânia (GO); Palmas (TO); Joinville e Navegantes (SC); Londrina (PR); Belém – Brigadeiro Protásio, Santarém e Marabá (PA); Macapá (AP); Teresina (PI); João Pessoa (PB); Aracaju (SE); Maceió (AL) e Ilhéus (BA).

Após a emissão da Ordem de Serviço, o prazo para conclusão dos trabalhos é de 270 dias. O valor total dos projetos está orçado em R$ 2,9 milhões. Clique aqui para acessar o edital.

Segurança e operacionalidade

A modernização das torres de controle de responsabilidade da Infraero incluirá o Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle (SGC), que integrará eletronicamente os auxílios e sistemas de apoio à navegação aérea das torres, sistemas de vigilância, meteorologia, informação, energia e auxílios luminosos e de rádio. O aparato será compatível com as novas tecnologias de controle para atender à crescente demanda dos aeroportos da Rede Infraero.

A integração possibilitará aos operadores de tráfego aéreo melhor visão do espaço aéreo, garantindo ainda mais segurança aos passageiros e usuários desses aeroportos.

Fonte:  Assessoria de Imprensa Infraero
 
Joinville Spotting

3 comentários:

Anônimo disse...

A partir desta quinta-feira, 01 de Março, a Gol deixa de operar em Joinville os voos 1376 e 1377. Os voos 1378, 1379, 1380 e 1381 continuam operando normalmente de domingo a sexta-feira. Para compensar, serão operados aos sábados, por enquanto, os voos não regulares 9042 e 9043. A chegada a Joinville será às 15h00 e a partida às 15h30.

Anônimo disse...

O que ralmente acontece com nosso aeroporto?

Uma coisa é fato, sua estrutura acanhada e a falta do ILS inviabilizam algumas operações e consequentemente afastam novas operações.Mas dizer que o tamanho da pista é problema, é de uma infelicidade absurda. Navegantes possiu 50m a mais de pista e está cada vez mais pujante.

Mas perder as frequencias já existentes?? Ir e voltar para São Paulo é muito complicado, piorando se for passageiro procedente de outras cidades com conexão, exceção a Azul que mantem o pernoite.
Troca de aeronaves de grande capacidade por ATR (nada contra o ATR, excelente aeronave)? Joinville não consegue lotar uma aeronave de medio porte nos vôos de e para Guarulhos?
Falta de opções de destinos (RJ e Porto Alegre etc.).

Ano passado ficou provado que existe demanda sim e creio que os embarques de Joinvilenses em Curitiba também tenha aumentado.

Qual o real motivo desta debandada das empresas aéreas?
Por que nossas entidades de classe (ACIJ e AJORPEME) fizeram um alarde com a chegada da Azul e nada dizem da diminuição das frequencias e disponibilidade de assentos?
A ampliação do nosso aeroporto sairá do papel a médio ou longo prazo e até lá vamos sofrer com o descaso com a maior economia, maior cidade de SC.

Logo logo, vamos perder em tamanho para Chapecó.

Willian

Anônimo disse...

Essa distância de 50m a mais da pista de Navegantes praticamente equivale ao comprimento de um B737/A320/E195 e nada mais. As duas pistas tem o mesmo PCN mas lá o subleito é menos resistente. Navegantes não possui nem VOR, apenas um NDB. A falta de um ILS interfere? Na maioria das vezes não. Ontem, por exemplo, o voo 1378 da Gol que chega por volta do meio-dia alternou Curitiba. Por que? Não faço a mínima idéia! Estou aguardando a empresa me responder mas duvido que façam, pois não há justificativa. O metar era "SBJV 061500Z 15006KT 9999 SCT035 31/22 Q1017".
Há cerca de 10 anos atrás o movimento de aeronaves em Joinville era muito maior e, apesar do crescimento, as empresas foram transferindo os voos para Navegantes e Curitiba. Para as empresas não importa se o passageiro embarca aqui ou se desloca para outra cidade porque de uma forma ou de outra elas ganham. Como Joinville fica no meio do caminho entre os dois aeroportos as empresas fazem esta redução até que o movimento diminua. É mais barato ter funcionários em duas bases do que em três.
Aguardem o post de hoje a noite porque vem mais notícias ruins.