segunda-feira, 7 de março de 2011

Flight Report

Flight Report: Azul 4264

Data: 16/02/2011
Voo: AD4264
Origem: JOI - Lauro Carneiro de Loyola, Joinville, SC
Destino: GIG - Antonio Carlos Jobim, Rio de Janeiro, RJ
Escala: VCP - Viracopos, Campinas, SP
Aeronave: ERJ-195AR (ERJ-190-200IGW)
Matrícula: PR-AYE (Azul da Cor do Mar)
Saída: 10h03 (efetivo 10h20)
Chegada: 13h00 (efetivo 12h45)
Assento: 4A (Espaço Azul)
Duração: 2h25

Já fazia mais de um ano desde a minha última viagem e como a Azul estava iniciando novos voos para o Rio de Janeiro, resolvi aproveitar a oportunidade, já que nunca tinha voado pela Azul e nem em aeronaves da Embraer. Chegou o dia, céu com muitas nuvens e algumas aberturas, normal para as manhãs daqui. A previsão da chegada da aeronave que cumpriria o voo era 9h30 mas ela chegou apenas as 9h55. O embarque foi iniciado e a tripulação recebeu os passageiros com bastante simpatia. Rapidamente encontrei o meu assento e logo pude perceber que o valor de R$20,00 pago a mais pelo Espaço Azul realmente faz diferença.

Apenas um ponto negativo que faço questão de registrar é a posição das janelas em relação ao banco. Uma janela é muito deslocada para frente e a outra encontra-se no espaço do outro banco o que torna incômodo para as pessoas que preferem apreciar a paisagem. Poucos bancos estão posicionados corretamente. Nesse ponto o Boeing 737 é melhor, já que há geralmente duas janelas para cada fileira de bancos.

Portas fechadas, iniciamos o push-back às 10h15 com 12 minutos de atraso. Enquanto aguardávamos o pouso do ATR-42 da Trip, as comissárias mostravam os tradicionais procedimentos de segurança e em seguida fizeram a conferência dos encostos de poltronas e cinto de segurança. Logo após o pouso da aeronave da Trip iniciamos a corrida de decolagem às 10h20, sobrevoando a baía da Babitonga até São Francisco do Sul e virando à esquerda em direção ao mar aberto.

Assim que o aviso de cinto apagou as comissárias foram percorrendo a aeronave tomando nota dos pedidos de bebida e distribuindo os guardanapos. As opções eram água, suco de fruta e refrigerante. Não há carrinho tomando o espaço do corredor como em outras empresas onde viajei e as comissárias entregavam os pedidos em bandejas, o que achei mais prático. Escolhi suco de laranja e batata Chips.

Antes de iniciarmos a descida as comissárias recolheram o lixo diretamente num saco plástico, novamente mais rápido e cômodo do que com o carrinho.

Apesar de sair atrasada de Joinville, a aeronave chegou dentro do horário na escala em Campinas. O desembarque foi feito normalmente, permanecendo na aeronave aqueles passageiros que seguiriam viagem até o Rio de Janeiro. Em Campinas houve também a troca da tripulação. Decolamos precisamente no horário e recebemos novamente o serviço de bordo com as mesmas opções e acabei fazendo a mesma escolha.

Durante a viagem o comandante convidou por duas vezes os passageiros a olhar pela janela e apreciar alguns locais por onde a aeronave sobrevoava.

Viagem bastante tranquila, recolhido o lixo, iniciamos a descida até o Rio de Janeiro e fizemos a aproximação para a cabeceira 15 do Galeão, tocando a pista precisamente às 12h38. Taxiamos até a ponte de embarque 1 do terminal 1 e iniciamos o desembarque às 12h45, 15 minutos antes do horário previsto.



Notas:

Reserva: 10
Feita pela internet, inclusive a marcação de assento.
Check-in: 10
Sem filas, podendo ser feito pela internet ou totem de auto-atendimento.
Embarque: 5
Azul e Infraero compartilham esta nota. A Azul escolheu um horário que coincide com outros dois voos e como a sala de embarque é pequena, é necessário encerrar um embarque para poder entrar na sala.
Assento: 10
Bancos de couro e pitch de 86 centímetros no Espaço Azul, 72 centímetros nos demais assentos.
Entretenimento: 6
A aeronave dispõe de telas individuais mas não estavam funcionando. Não havia revista de bordo no bolsão, porém havia no voo de volta.
Serviço de Bordo: 7
Compatível com outras empresas de baixa tarifa, mas um serviço BOB seria interessante na Azul, principalmente nesse horário.
Aeronave: 7
Nova, limpa, bancos de couro, brasileira, mas perde pontos devido à disposição das janelas.
Desembarque: 10
Bastante rápido já que o Galeão dispõe de pontes de embarque e muita simpatia da tripulação na despedida.

Nota Geral: 8


Joinville Spotting

3 comentários:

hass disse...

Muito informativo! Ótimo para quem quer saber mais... Suas notas pesarão em algum vôo que eu realizar pela Azul, irei prestar atenção nas suas observações! Obrigado!

Navegantes Airport disse...

Parabéns, muito bom a reportagem, as fotos, gostei muito.
Valeu

Incomparável Concorde disse...

Gostei do seu Flight Report com a Azul. Parabéns