Parte
IV - A Década Perdida
Um
novo século, uma nova década, mas uma nova crise levaria este
período a ser conhecido como a década perdida. A crise começou com
um desequilíbrio econômico no oriente e encerrou com o atentado ao
World Trade Center em 11 de setembro de 2001, mas os efeitos se
prolongariam por toda a década. Vasp, Cruzeiro, Transbrasil e Varig,
empresas nacionais que dominavam o mercado até meados da década de
noventa, sucumbiram a esta crise. Isto fez com que o aeroporto de
Joinville, que antes tinha uma variedade de empresas e destinos,
ficasse restrito a apenas duas empresas no início da década: A Tam
e a Varig, que chegaram a trabalhar conjuntamente, o que levou uma
empresa ou outra a deixar de operar por um tempo. Houve a redução
da oferta e como consequência, redução da procura. A Ocean Air
chegou a operar alguns voos em Joinville mas desistiu depois de algum
tempo.
Quando a Varig encontrava-se diante da falência a empresa
desistiu de operar em Joinville, depois de várias décadas de
fidelidade. No mesmo ano passava a operar em Joinville uma nova
empresa com um novo conceito que estava revolucionando o transporte
aéreo no Brasil desde sua estreia em 2001. Esta empresa era a Gol.
Em 2004 foi inaugurado o novo terminal de passageiros do aeroporto de
Joinville,
mas aquele ano foi o segundo menor em movimento de
passageiros naquela década. A concorrência da Gol, no entanto, fez
com que a Tam voltasse a oferecer mais voos, retornando com os Airbus
A319/A320 que estavam sumidos há algum tempo. Isso fez com que o
movimento de passageiros no ano de 2005 aumentasse quase 60%
superando 300 mil passageiros.
A partir daí as empresas passaram a
exigir mais comodidade às operações, como a instalação de um
ILS, tornando voos cancelados e alternados em algo corriqueiro,
fazendo com que o movimento do aeroporto entrasse em queda.
e depois a Azul
passaram a operar em Joinville e gerar concorrência. Naquele ano o
movimento de passageiros aumentou em quase 40%, fechando o ano em 289
mil passageiros, o segundo mais movimentado da história do aeroporto
até aquela data.
ATR72-600 da Azul PR-ATB (Joinville Spotting) |
Gilson da Silveira
Joinville Spotting
4 comentários:
voce consegue fazer um levantamento de quantas horas o aeroporto de Joinville ficou fechado em 2012 por motivos metereologicos? e comparar com as horas que o aeroporto de curitiba ja ficou fechado neste mesmo periodo... ultimamente o de curitiba tem fechado bastante enquanto o nosso permanece aberto e até recebendo voo deles.
ontem e hoje nosso aeroporta está movimentado... Azul de Campinas e Porto Alegre... Trip de Cascavel, Campinas, Londrina... Gol de Guarulhos, Brasilia, Tam de Brasilia....
Olá! Gostaria de saber quantas aeronaves o pátio do Aeroporto de JOI comporta simultaneamente.
Grato.
O pátio suporta duas aeronaves de grande porte nas posições principais e mais uma na posição remota. O antigo pátio suportava quatro aeronaves.
Postar um comentário