Infelizmente não se trata de mais uma empresa aérea operando na cidade, mas apenas uma aeronave ERJ-145 da Passaredo cumprindo um voo não regular. A aeronave chegou por volta de 16h30 vinda de Belo Horizonte, estará pernoitando no aeroporto e deverá partir amanhã por volta de 7h00 com destino a Juiz de Fora. Como a aeronave está na posição remota, não foi possível identificar o prefixo. Abaixo alguns registros fotográficos do ERJ-145 e do ERJ-190 PR-AYG vindo do Rio de Janeiro cumprindo o voo 4021 que também pernoitará no aeroporto. Assim que tiver alguma informação sobre o voo estarei postando. Se alguém souber, sinta-se livre para postar.
Joinville Spotting
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Joinville Spotting no Bairro Espinheiros
Publicamos hoje uma coletânea de fotografias feitas em várias datas diferentes a partir do bairro Espinheiros e da baía da Babitonga em Joinville.
Joinville Spotting
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Falcão-Robô Faz Primeiro Voo no Aeroporto de Joinville
Cleber Gomes - Jornal A Notícia |
Equipamento é usado para espantar aves que atrapalham as operações de pouso e decolagem
Desde ontem, um falcão-robô sobrevoa o espaço aéreo do Aeroporto de Joinville espantando outras aves que possam atrapalhar os voos. Técnicos da Hyabusa, empresa de consultoria ambiental contratada pelo aeroporto, fizeram ontem os primeiros testes com o equipamento. O aeromodelo tem o formato de uma ave de rapina, com 1,6 metro de envergadura. O voo é uma das técnicas que estão sendo usadas para espantar as aves. O Aeroporto de Joinville é o primeiro do Brasil em número de ocorrências, com o índice de 19 colisões de aves contra aeronaves a cada 10 mil operações em 2010.
“Este ano, o índice já está em 15 colisões em 10 mil operações, o que gera danos às turbinas dos aviões e, dependo do tamanho da espécie, pode até derrubar uma aeronave”, diz o superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann.
Nos próximos nove dias, o falcão, que tem uma bateria com duração de 20 minutos e pode voar num raio de até três quilômetros, deve decolar entre 7 e 18 horas. “Faremos voos antes de cada pouso ou decolagem, mas a frequência deve diminuir à medida que a presença do falcão-robô provoque medo e faça com que as aves procurem novos territórios”, explica o piloto do equipamento, Pierre Rousseau.
O contrato com a empresa de consultoria, no valor de R$ 15 mil, válido por seis meses, prevê ainda outras ações para manejo das aves na região do aeroporto. Como 50% das colisões envolvem quero-queros, espécie predominante nas proximidades da cabeceira da pista, um ornitólogo, em parceria com um grupo de pesquisa da Univille, vai identificar algumas aves com anilhas para acompanhar o comportamento das aves. “Além disso, estudamos a colocação de linhas de nylon em regiões de banhado para repelir aves como marrecos e garças”, complementa Luiz Gustavo Trainini, biólogo da Hayabusa.
Segundo Rubens Heidemann, a eficácia das ações durante os 60 dias será analisada e o contrato poderá ser extendido pela Infraero para contemplar também o aeroporto de Navegantes, que é o segundo em número de ocorrências envolvendo aves no Brasil.
Mariana Pereira
Fonte: Jornal A Notícia
Joinville Spotting
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Trabalhadores do Amanhã Forma Turma em Joinville
Os aeroportos de Joinville (SC) e de Altamira (PA), além de Santarém (PA), realizaram a formatura de jovens e adolescentes que participaram dos cursos de capacitação ofertados pela Infraero.
Em Joinville, a formatura dos 30 alunos do Projeto Social "Trabalhadores do Amanhã" ocorreu no último dia 16 de Setembro. A parceria da Infraero com o CIEE proporcionou aos participantes do Curso “A Empresa e o Estado” 60 horas/aula de prática profissional e informática, tendo como público-alvo estudantes de comunidades carentes da região de Joinville.
No dia 17 de Setembro foi a vez do Aeroporto de Altamira formar a primeira turma de 2011 do Projeto Social “Formando Cidadãos”, que atende 60 alunos ao ano com curso de informática básica e atividades esportivas. A iniciativa, voltada para adolescentes que residem nos bairros do entorno do aeroporto, já capacitou mais 780 desde sua criação. O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Altamira, através da Secretaria de Promoção Social.
No dia 17 de Setembro foi a vez do Aeroporto de Altamira formar a primeira turma de 2011 do Projeto Social “Formando Cidadãos”, que atende 60 alunos ao ano com curso de informática básica e atividades esportivas. A iniciativa, voltada para adolescentes que residem nos bairros do entorno do aeroporto, já capacitou mais 780 desde sua criação. O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Altamira, através da Secretaria de Promoção Social.
Assessoria de Imprensa Infraero
Joinville Spotting
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Movimento Operacional
A Infraero publicou nesta manhã os números do movimento operacional dos aeroportos administrados pela estatal. O aeroporto de Joinville movimentou durante o mês de Agosto 40.307 passageiros que representa uma redução de 21% em relação ao mês anterior e um aumento de 61% em relação a Agosto de 2010. No acumulado de Janeiro a Agosto, o movimento registrado foi de 319.756 passageiros. Esse número supera o movimento de todo o ano de 2005 que tinha o recorde de 309.105 passageiros. Considerando o movimento dos últimos doze meses, o número chega a 429.011 passageiros. A redução em relação ao mês anterior deve-se a dois fatores. A grande quantidade de voos cancelados e alternados em função das condições climáticas adversas e a redução da oferta de assentos resultante da troca de equipamento em alguns voos da Azul. A oferta de assentos será reduzida ainda mais com o fim de operação de dois voos da Tam a partir de Outubro. Por outro lado, a Trip aumentará a frequência entre Joinville, Guarulhos e Criciúma, voltando a ter o mesmo número de operações do ano passado, mas com a etapa até Porto Alegre a menos.
Joinville Spotting
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Aeroporto de Joinville Lidera Ranking de Colisões com Aves
Falcão-robô para controle aviário |
Quando o assunto é risco aviário Joinville encabeça a lista dos aeroportos mais sujeitos à colisões entre aves e aeronaves, ocorrência conhecida no meio aeronáutico como "birdstrike". De acordo com a estatística publicada pelo Cenipa, no ano de 2010 houve 17 relatos de birdstrike para 8796 movimentos (pouso + decolagem) que representa um índice de 19,33 incidentes para cada 10.000 movimentos. No relatório de 2009 Joinville aparecia em segundo lugar com 11 relatos para 6441 movimentos, o que representa 17,08 incidentes para cada 10.000 movimentos. Em número de ocorrências o aeroporto mais sujeito em 2009 foi o Galeão, mas em 2010 o aeroporto de Viracopos o superou.
Segundo os relatórios o risco é maior no mes de Março e a parte do avião mais sujeita ao choque são os motores. O momento mais crítico é durante o pouso ou decolagem e a ave mais comum nas colisões é o quero-quero, apesar de que na grande maioria dos casos as aves não puderam ser identificadas. Outro fato bastante perceptível é que o número de ocorrências triplicou nos últimos 10 anos.
O relatório completo pode ser baixado na página do Cenipa.
Este vídeo do Youtube postado pelo usuário RoqueCargo mostra o perigo em Joinville.
Este vídeo do Youtube postado pelo usuário RoqueCargo mostra o perigo em Joinville.
Joinville Spotting
sábado, 10 de setembro de 2011
Dez Anos Do 11 de Setembro
Há exatos dez anos recebi um telefonema avisando para que eu ligasse a tv, pois estavam ao vivo informando sobre um acidente ocorrido em Nova Iorque, onde uma aeronave havia colidido com um edifício. Ao ver as imagens estranhei o fato, pois o céu estava azul, com ótima visibilidade e o edifício era justamente o World Trade Center. Menos de dois minutos depois a tv mostrava ao vivo para todo o mundo uma aeronave colidindo com a outra torre e a suspeita havia sido confirmada. Um ataque terrorista. O World Trade Center já havia sido alvo de atentados anteriormente e também havia sido tema de vários filmes que mostravam a sua destruição. Nova Iorque Sitiada (The Siege - 1998), Impacto Profundo (Deep Impact - 1998) e Independence Day (ID4 - 1996) são exemplos desses filmes. Talvez o mais antigo a mostrar uma cena assim tenha sido a versão de 1976 do filme King Kong, quando um helicóptero bate na lateral do prédio.
Paramount Pictures |
Desde então muita coisa mudou. Procedimentos de segurança mudaram, tanto nos aeroportos como nas aeronaves. O mundo viu uma grande crise no setor aéreo que repercute ainda hoje. O Brasil viu o fim de empresas de grande tradição como Varig, Vasp e Transbrasil. As empresas que sobreviveram reduziram custos e área de abrangência, o que levou várias cidades a perder a opção de transporte aéreo. O vácuo deixado pelas empresas que deixaram os céus proporcionou o surgimento de outras. Estas novas empresas trouxeram novos conceitos, reduzindo custos e proporcionando transporte aéreo à pessoas que antes se utilizavam de transporte rodoviário.
Se o 11 de Setembro foi a pior tragédia aérea em um só dia, também foi um marco do primeiro ano do século 21 e do terceiro milênio. Se há alguma coisa que pode ser aproveitada dessa data, que sejam as lições! Esperamos que todos tenham aprendido alguma coisa.
Joinville Spotting
domingo, 4 de setembro de 2011
Azul Rosa Em Joinville
Domingo de sol e calor como há tempos não fazia em Joinville. Um dia perfeito para...pedalar! Cicloturismo é o meu segundo hobby. Estava pedalando pela zona norte da cidade em direção ao Parque do Finder quando avistei a aeronave rosa da Azul PR-AYO batizada de "Rosa e Azul", cumprindo os voos 4150 e 4153. Como sempre carrego pelo menos uma câmera de bolso, fui a toda velocidade até o aeroporto e tentei fazer alguns registros fotográficos. Como trata-se de uma câmera simples, de bolso, sempre uso no modo automático. Tentei regular e acabei apanhando para a câmera. O resultado é o que está abaixo e serve apenas como registro. A aeronave decolou pela cabeceira 15 o que dificultou ainda mais e impossibilitou a tradicional fotografia com o aeroclube servindo de fundo.
No dia 24 de Agosto os voos 4354 e 4355 estavam sendo cumpridos pela aeronave ATR-72 rosa da Azul PR-AZV batizada "La Ville Rose" mas o aeroporto esteve fechado por adversidades meteorológicas e a aeronave acabou alternando Curitiba. Essa informação foi confirmada pelo nosso blog parceiro CWD SBCT Company.
Joinville Spotting
sábado, 3 de setembro de 2011
AeroClube Volta a Ter Curso de Pilotagem
O Aeroclube de Joinville em parceria com a Escola Paranaense de Aviação Desportiva trazem a Joinville curso de pilotagem nas categorias CPD e CPR. O primeiro (Curso de Piloto Desportivo) restrito a voos em áreas próximas ao aeroporto e o segundo (Curso de Piloto de Recreio) em todo o território nacional. Os dois cursos destinam-se a pilotagem de ultraleves. As aulas serão ministradas no Senai Sul e no aeroclube. Mais informações na página do Aeroclube.
Joinville Spotting
Joinville Spotting
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Ampliação do Aeroporto
Terreno Para Aeroporto Vai Ser Fiscalizado
No ano passado o jornal A Notícia publicou um esquema de como ficará o sítio aeroportuário depois de concluídas as obras de ampliação. O arquivo pode ser visto aqui.
Ontem, uma reunião entre a Procuradoria Geral do Município, Advocacia Geral da União e Superintendência do Patrimônio da União no Estado (SPU/SC) concluiu que duas das três primeiras áreas a serem desapropriadas para a ampliação do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola possuem parte de sua extensão em terras de marinha – que compreendem uma faixa de 33 m às margens do mar e de rios em que há influência da maré. Com isso, o processo pode acabar demorando mais do que o previsto.
Os terrenos do Clube dos 21 e do Aeroclube vão receber equipes da SGU que irão fazer um levantamento das áreas que já pertencem à União, e que, por isso, não podem render indenizações. Para evitar ao máximo que o processo emperre, o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Thomazi, disse que vai dar continuidade na desapropriação da área do Complexo Schulze e negociar para que a visita da SGU aconteça o mais breve possível.
Thomazi explica que as áreas de terreno de marinha não seriam muito significativas e que, ainda que não possam ser pagas indenizações pelo terreno, o município vai pagar por qualquer melhoria que tenha sido realizada.
“O prazo para as avaliações das áreas segue até início de outubro, quando esperamos começar as audiências de conciliação”. A reportagem tentou contato com a superintendente catarinense da SPC, Isolde Spíndola, para questionar sobre a possível data da vistoria nos locais, mas ela não foi encontrada.
Os terrenos do Clube dos 21 e do Aeroclube vão receber equipes da SGU que irão fazer um levantamento das áreas que já pertencem à União, e que, por isso, não podem render indenizações. Para evitar ao máximo que o processo emperre, o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Thomazi, disse que vai dar continuidade na desapropriação da área do Complexo Schulze e negociar para que a visita da SGU aconteça o mais breve possível.
Thomazi explica que as áreas de terreno de marinha não seriam muito significativas e que, ainda que não possam ser pagas indenizações pelo terreno, o município vai pagar por qualquer melhoria que tenha sido realizada.
“O prazo para as avaliações das áreas segue até início de outubro, quando esperamos começar as audiências de conciliação”. A reportagem tentou contato com a superintendente catarinense da SPC, Isolde Spíndola, para questionar sobre a possível data da vistoria nos locais, mas ela não foi encontrada.
Fonte: Jornal A Notícia
No ano passado o jornal A Notícia publicou um esquema de como ficará o sítio aeroportuário depois de concluídas as obras de ampliação. O arquivo pode ser visto aqui.
Joinville Spotting
Assinar:
Postagens (Atom)