domingo, 7 de agosto de 2011

Pilotos Relatam Uso de Laser

PF Investiga Disparo de Laser
Luz pode ofuscar a visão de pilotos durante pousos e decolagens

O laser de cor verde usado para atrapalhar jogadores de futebol nos estádios brasileiros também está trazendo transtorno – e perigo – aos aviões. Seis relatos do uso do raio contra as aeronaves foram registrados no aeroporto de Joinville este ano. Segundo o superintendente regional da Infraero Rones Heidemann, o laser pode ofuscar a visão de pilotos durante pousos e decolagens e levar a acidentes aéreos.

O superintendente do aeroporto diz que os relatos foram encaminhados à Polícia Federal para serem investigados. Quem usa o laser contra aeronaves, mesmo que por brincadeira, pode responder pelo crime de colocar aeronaves ou o tráfego aéreo em perigo, o que pode resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. A PF informou que não poderia revelar detalhes da investigação por ela estar em andamento.

Segundo o relato dos pilotos, os disparos do laser começaram em fevereiro e têm se repetido nos horários de pousos da noite, entre 19 e 20 horas. O primeiro relato foi em 28 de fevereiro, de um piloto da companhia aérea TAM. Em março, houve registro nos dias 24 e 28, por parte de pilotos da Azul. Em 20 e 25 de maio, pilotos da Azul e da Gol perceberam o uso de raios, respectivamente. O último registro, de um piloto da TAM, foi em 20 de junho.

Cinco disparos teriam vindo das imediações do Centro de São Francisco do Sul e um da Vigorelli, em Joinville, de acordo com os relatos dos pilotos. Segundo o superintendente, o problema já vem ocorrendo há mais tempo em outros aeroportos do País. Nos de São Paulo, por exemplo, houve 189 registros do uso de lasers de cor verde no ano passado.

Rogério Kreidlow

Fonte:  Jornal A Notícia

Joinville Spotting

Nenhum comentário: