Aeroporto de Joinville Completa 45 Anos de Operações
O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, localizado na maior cidade de Santa Catarina (SC), Joinville, completou 45 anos de operações neste domingo (23/7). Com capacidade para atender até 1,3 milhão de passageiros por ano, quem passa pelo terminal encontra um aeroporto moderno, com 4 mil m². São 15 posições de check-in, um sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico com conforto e acessibilidade.
Com o terceiro maior polo industrial do Sul do país, a cidade também se destaca nos setores econômico e cultural, e estampa os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". É conhecida ainda por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube.
O superintendente de Joinville, Rones Heidemann, destaca que o aeroporto está preparado para receber os passageiros que chegam à cidade. “Temos uma demanda de visitantes grande aqui na cidade, que cresce ano a ano. E o nosso aeroporto acompanha esse crescimento, oferecendo serviços e bom atendimento aos passageiros e promovendo o desenvolvimento regional”.
O terminal dispõe ainda de cafeterias, bombonière, lanchonetes - incluindo a marca “Lanche Popular” -, lojas de artesanato, revistaria, locadoras de veículos, caixas eletrônicos, entre outras facilidades.
Melhorias
Para facilitar os embarques simultâneos das companhias aéreas que operam no terminal, a Infraero abriu, no ano passado, um novo portão na sala de embarque, otimizando o fluxo e trazendo maior conforto e agilidade às operações.
Em 2014 foram concluídas as obras da nova sala de embarque do terminal catarinense. Com isso, a área passou de 259 m² para 382m². Naquele ano, também entrou em operação o sistema ELO. O equipamento prioriza o atendimento pleno às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.
Além disso, o aeroporto já havia recebido o Sistema de Aproximação por Instrumentos - Categoria 1. Também conhecido por ILS, do inglês Instrument Landing System, o sistema auxilia as operações de pousos e decolagem em situações de mau tempo, favorecendo diversos setores da cidade, em especial o turístico e empresarial.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero
Joinville Spotting