sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Tam Homologada Para Pousos RNP-AR

Foto: Assessoria de Imprensa Infraero
O Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC) conta com mais um procedimento de pousos. A novidade torna as aproximações menos suscetíveis às condições climáticas, por meio de uma navegação vertical estabilizada, aumentando, assim, a segurança das operações.
É o Performance de Navegação Requerida - Autorização Requerida (RNP-AR), um procedimento de aproximação por instrumentos que independe de equipamentos instalados em solo para pousar. Com descidas mais lineares e constantes, o novo procedimento também promove redução nas distâncias voadas, o que significa menor consumo de combustível, menos emissão de gás carbônico e maior eficiência operacional.
No caso de Joinville, foram elaborados procedimentos RNP-AR para as duas cabeceiras do aeroporto. No entanto, o maior ganho operacional será para as aproximações na pista 15, que contarão com guia vertical, com mínimos operacionais menores - de 600 para 300 pés -, e as aeronaves não mais precisarão tentar o pouso em condições desfavoráveis de vento de cauda.
O primeiro voo a utilizar o RNP-AR em Joinville, da empresa aérea Latam, voo JJ3091 com origem do aeroporto de Congonhas em São Paulo, aterrissou no terminal catarinense, nesta quinta-feira (9/11), por volta das 14h. O pouso foi acompanhado pelo prefeito da cidade, Udo Döhler, além de representantes da Infraero, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (CINDACTA II), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Latam.
O superintendente do Lauro Carneiro de Loyola, Rones Rubens Heidemann, explica que o terminal aumentará significativamente a sua acessibilidade e segurança operacional. “A expectativa é que a operação RNP-AR em Joinville diminua o cancelamento de voos e aumente a confiança das empresas aéreas e dos passageiros, de modo que a utilização desse aeroporto possa aumentar a cada ano, trazendo maior desenvolvimento para a cidade e mais benefícios para toda a população”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero

Joinville Spotting

sábado, 21 de outubro de 2017

Movimento Operacional

A Infraero disponibilizou os números do movimento operacional dos aeroportos administrados pela estatal. Durante o mês de Setembro passaram pelo aeroporto de Joinville 38.972 passageiros. Apesar dos números desse ano estarem bem abaixo dos números do ano passado, os números dos trimestres vêm apresentando um pequeno crescimento ao longo do ano. Este ano o movimento ficará provavelmente abaixo dos 500 mil passageiros. O acumulado nos últimos doze meses é de 479.262 passageiros. Caso a Passaredo tenha seus voos aprovados, talvez haja um pequeno incremento no final desse ano.

Joinville Spotting

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Passaredo Solicita Joinville


Fonte: www.voepassaredo.com.br
A companhia Passaredo Linhas Aéreas solicitou junto à ANAC na última sexta-feira, 22 de setembro, voos ligando os aeroportos de Joinville e Guarulhos. A solicitação está em análise e caso seja aprovada, as aeronaves passarão a operar diariamente a partir do dia 11 de novembro, sendo Joinville a única cidade da região sul operada pela empresa. A empresa tem sede em Ribeirão Preto e opera com uma frota de turbo-hélices ATR72-500 e ATR72-600 cobrindo 18 destinos. De acordo com a solicitação, os voos serão:

2332 SBGR SBJV 11h55 13h10 23456SD
2333 SBJV SBGR 14h30 15h45 23456D
2331 SBJV SBGR 14h30 15h40 S

Em 2011 a Passaredo chegou a entrar com pedido de voos junto à ANAC, mas acabou desistindo. Na época operava com o ERJ-145. Se não tivesse desistido, seriam cinco empresas operando naquela época. Há muito tempo atrás a Passaredo já havia manifestado interesse em operar em Joinville na primeira fase da empresa. Foi em 1999, quando a empresa operava os ATR42. A rota ligaria as cidades de Ribeirão Preto, Campinas, Joinville, Florianópolis, Caçador, Foz do Iguaçu e Corrientes, na Argentina.

Joinville Spotting

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Movimento Operacional

A Infraero recentemente divulgou os números do movimento operacional dos aeroportos operados pela estatal. Passaram pelo aeroporto de Joinville no mês de junho, 35.711 passageiros, o que representa uma redução em relação aos primeiros meses desse ano. Porém, no segundo trimestre, houve um incremento de 2,83% em relação ao trimestre anterior, sendo 115.396 passageiros no último trimestre contra 112.900 no anterior. O primeiro semestre fechou em 228.296 passageiros, reduzindo em 17,27% em relação ao semestre anterior. O movimento dos últimos doze meses acumula 506.891 passageiros, ainda acima dos 500 mil passageiros.

Joinville Spotting

terça-feira, 25 de julho de 2017

Aeroporto de Joinville Completa 45 Anos

Aeroporto de Joinville Completa 45 Anos de Operações

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, localizado na maior cidade de Santa Catarina (SC), Joinville, completou 45 anos de operações neste domingo (23/7). Com capacidade para atender até 1,3 milhão de passageiros por ano, quem passa pelo terminal encontra um aeroporto moderno, com 4 mil m². São 15 posições de check-in, um sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico com conforto e acessibilidade.
Com o terceiro maior polo industrial do Sul do país, a cidade também se destaca nos setores econômico e cultural, e estampa os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". É conhecida ainda por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube.
O superintendente de Joinville, Rones Heidemann, destaca que o aeroporto está preparado para receber os passageiros que chegam à cidade. “Temos uma demanda de visitantes grande aqui na cidade, que cresce ano a ano. E o nosso aeroporto acompanha esse crescimento, oferecendo serviços e bom atendimento aos passageiros e promovendo o desenvolvimento regional”.
O terminal dispõe ainda de cafeterias, bombonière, lanchonetes - incluindo a marca “Lanche Popular” -, lojas de artesanato, revistaria, locadoras de veículos, caixas eletrônicos, entre outras facilidades.

Melhorias

Para facilitar os embarques simultâneos das companhias aéreas que operam no terminal, a Infraero abriu, no ano passado, um novo portão na sala de embarque, otimizando o fluxo e trazendo maior conforto e agilidade às operações.
Em 2014 foram concluídas as obras da nova sala de embarque do terminal catarinense. Com isso, a área passou de 259 m² para 382m². Naquele ano, também entrou em operação o sistema ELO. O equipamento prioriza o atendimento pleno às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.
Além disso, o aeroporto já havia recebido o Sistema de Aproximação por Instrumentos - Categoria 1. Também conhecido por ILS, do inglês Instrument Landing System, o sistema auxilia as operações de pousos e decolagem em situações de mau tempo, favorecendo diversos setores da cidade, em especial o turístico e empresarial.

Fonte:  Assessoria de Imprensa - Infraero
Joinville Spotting

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ações em Joinville Reduzem Consumo de Energia Elétrica

Em 2016, o Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC) registrou redução de 4,6% no consumo de energia em relação ao acumulado de 2015. Foram consumidos durante todo o ano 1.260.591 kw, enquanto no ano anterior esse número havia sido de 1.322.591 kw.
Entre as ações adotadas pelo Aeroporto de Joinville, destaca-se a substituição gradativa da iluminação das áreas internas (saguão, área de check-in, terminal de cargas) por luminárias LED (Diodo Emissor de Luz, em inglês, Light Emitting Diode). Essa tecnologia, além de reduzir o consumo, mantem os mesmos níveis de iluminação e tem vida útil maior do que as lâmpadas tradicionais, o que reduz o custo com manutenção.
A administração do aeroporto também implementou mudanças na gestão do sistema de iluminação do terminal de passageiros. Durante o período em que o aeroporto está fechado – entre 23h e 5h -, as luzes do terminal são reduzidas, de modo a atender apenas a demanda do período. Além disso, foram realizadas campanhas de conscientização da comunidade aeroportuária, por meio de e-mails informativos, alertando para a necessidade de redução de consumo de energia elétrica.
Para o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann, o resultado precisa ser comemorado. “Mesmo com o acréscimo de equipamentos de ar condicionado, iluminação e o próprio Sistema ELO (conectores), o consumo de energia elétrica no Aeroporto de Joinville teve redução de 4,6% em 2016. Essa redução demonstra o resultado do trabalho de conscientização e das ações de eficiência energética que estão sendo executadas no terminal”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero
 
Joinville Spotting

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Movimento Operacional

A Infraero publicou recentemente os números do movimento nos aeroportos administrados pela empresa no mês de Dezembro. Houve uma pequena redução no número de passageiros no mês de Dezembro, o que acabou levando o movimento do ano de 2016 a ficar um pouco abaixo da expectativa em relação ao ano de 2015.
Em Dezembro foram transportados 38.846 passageiros, o que representa um percentual de 10,71% abaixo do mês anterior e 28,84% em relação ao mesmo período de 2015. Apesar dessa redução, o ano de 2016 fechou com 515.832 passageiros transportados. Foram apenas 2.640 passageiros a menos do que o recorde de 2015, quando foram transportados 518.472 passageiros.

Joinville Spotting