sábado, 24 de janeiro de 2015

Movimento Operacional

A Infraero disponibilizou os números do movimento de seus aeroportos no mês de Dezembro, fechando o ano de 2014. Em Joinville, foram movimentados 493.139 passageiros, entre embarques e desembarques, alcançando um novo recorde, mas ficando ainda abaixo dos 500 mil passageiros que era o número esperado para o ano. O último trimestre começou bem, com 50.431 passageiros no mês de Outubro, mas os dois meses seguintes tiveram uma sensível redução, chegando a 41.520 passageiros no mês de Dezembro. Se essa queda não tivesse acontecido, o movimento teria facilmente ultrapassado a marca dos 500 mil passageiros. No mês de Dezembro foram suspensos os voos para Porto Alegre e outro para Campinas no meio da tarde, talvez influenciando essa redução.  Apesar dessa queda no número de passageiros, houve um aumento de 24% em relação ao ano anterior, assim como 15,35% no transporte de carga, fechando em 1.502.394 toneladas.
O aeroporto de Joinville funcionou com o ILS no ano de 2014 apenas durante o segundo semestre e 2015 será o primeiro ano completo com o equipamento em funcionamento. Espera-se com isso que o número de passageiros transportados aumente apenas considerando a redução de voos cancelados ou alternados. Quanto ao aumento no número de voos, está tramitando na Anac o retorno do voo para Porto Alegre com um novo horário. A aeronave chegaria de Porto Alegre no final da noite, pernoitando em Joinville e partiria na manhã seguinte. No mais, as associações empresariais da cidade estão pleiteando junto às companhias mais voos e se o pleito não for atendido, irão solicitar a operação de uma nova companhia, a Avianca.

Joinville Spotting

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Sala de Embarque Ampliada Entra em Operação


Ampliada, sala de embarque de Joinville entra em operação


Foto: Assessoria de Imprensa Infraero

Foto: Assessoria de Imprensa Infraero
Foram iniciadas nesta quarta-feira (31/12) as operações da nova sala de embarque do Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC). A nova área funciona em caráter de operação assistida, o que significa que as atividades e funcionamento do espaço serão monitorados para observar a necessidade de ajustes ao longo do período de testes.

A antiga sala de embarque passou por uma obra de ampliação que quase duplicou a área, passando de 259 m² para 382m². O investimento nas melhorias foi de R$ 20 mil.

A ampliação da sala de embarque, que vai proporcionar mais conforto aos usuários que utilizam o aeroporto, foi possibilitada por alterações no layout do saguão principal. “Reorganizamos os espaços disponíveis, remanejando inclusive algumas áreas comerciais e priorizando o atendimento e conforto dos passageiros”, destacou o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann.

Outras melhorias

Em novembro, entrou em operação no Aeroporto de Joinville o Sistema ELO. Os dois conectores, compostos por um conjunto de corredores climatizados, localizados no mesmo nível do solo, aprimoram os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros no terminal. O equipamento, no qual foram investidos R$ 4,21 milhões, prioriza o atendimento pleno às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.

Antes disso, em junho, o Aeroporto de Joinville ganhou um sistema de pouso ou aterragem por instrumentos - também conhecido pela sigla ILS (do inglês Instrument Landing System).

Fonte:  Assessoria de Imprensa - Infraero

Joinville Spotting