quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sistema ELO Funcionando Em Joinville

 Aeroporto de Joinville recebe sistema de conectores de embarque acessíveis
 
Fotos: Assessoria de Imprensa Infraero
 
Fotos: Assessoria de Imprensa Infraero
 
A Infraero deu início na última semana às operações em caráter assistido do sistema ELO no Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro Loyola (SC). Os dois conectores, compostos por um conjunto de corredores climatizados, localizados no mesmo nível do solo, vão aprimorar os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros no terminal. O equipamento, no qual foram investidos R$ 4,21 milhões, prioriza o atendimento pleno às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.
O sistema ELO, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobrás, permite aos passageiros embarcar e desembarcar com proteção do vento, sol e chuva, além de garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acessem as aeronaves com conforto e segurança.
Com tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa de pontes de embarque por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo. O corredor apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, destinado ao uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
A implantação do ELO é simplificada e não afeta a rotina dos aeroportos, uma vez que não exige obras de grande porte. Basta definir suas posições e montar a estrutura. Em Joinville, por exemplo, foi necessário fazer apenas alguns ajustes nos pisos entre o terminal de passageiros e a posição de estacionamento das aeronaves. Outra vantagem é que o ELO é modular, podendo acompanhar o planejamento do aeroporto, adaptando-se a eventuais mudanças.
O equipamento segue o conceito de sustentabilidade e atende aos princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, além de ser adequado a aeronaves como o Boeing 737, Airbus 320 e Embraer 190 e 195, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras.
Joinville é o terceiro terminal da Infraero a receber o sistema. O primeiro equipamento instalado no Brasil foi o do Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias de Oliveira (TO), sendo que a solução foi implantada posteriormente no Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS). O planejamento da empresa prevê que 30 aeroportos administrados pela Infraero recebam o ELO até o final de 2015.
“Esse é um projeto inovador no País, que vai aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, além de oferecer as melhores práticas de acessibilidade aos viajantes com deficiência e mobilidade reduzida”, pontuou o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart.

Fonte:  Assessoria de Imprensa - Infraero

Joinville Spotting

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Movimento Operacional

No mês de setembro foram registrados 41.079 passageiros transportados, entre embarques e desembarques, representando um aumento de 11,56% em relação ao mesmo período do ano passado. Um aumento considerável de 24,76% foi registrado no último trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O movimento acumulado nos últimos doze meses chegou a 485.013 passageiros e o acumulado de janeiro a setembro, 357.659 passageiros. Caso o movimento mensal continue na casa dos quarenta mil passageiros, a tendência é de quebra de recorde de passageiros transportados nesse ano.

Joinville Spotting

domingo, 2 de novembro de 2014

Aeroporto de Joinville Receberá Dois Fingers

Já estão em fase de montagem no hangar do Aeroclube de Joinville duas pontes de embarque para melhorar o acesso de passageiros às aeronaves. As pontes são do sistema ELO, uma plataforma climatizada com condições de oferecer 100% de acessibilidade aos portadores de deficiência física. Foi desenvolvida em parceria com a Infraero e a Ortobrás e já está em funcionamento desde o início do ano no aeroporto de Palmas, no estado do Tocantins. O sistema ELO é adequado para fazer a interligação entre as salas de embarque que estejam no primeiro piso do terminal e aeronaves que tenham porta de embarque a 2,5 ou 3,5 metros do solo, ou seja, do porte dos Boeings 737, Airbus A320 e Embraer E190. Aeronaves como os ATR42 e ATR72 não poderão ser beneficiadas com esse sistema. Abaixo o registro fotográfico da montagem das duas plataformas feito no dia 27 de outubro.


Joinville Spotting