quarta-feira, 18 de abril de 2012

Movimento Operacional

A Infraero publicou na tarde de hoje os números do movimento operacional dos aeroportos administrados pela estatal.  Apesar do grande esforço empregado pelas empresas aéreas na tentativa de sufocar o crescimento, o aeroporto de Joinville cresceu durante o primeiro trimestre do ano. No mês de Março de 2012 passaram pelo aeroporto 39.172 passageiros entre embarques e desembarques. Em relação ao mesmo mês de 2011 houve uma redução de 5,83% no movimento e um aumento de 9,28% em relação à Fevereiro de 2012. Considerando o primeiro trimestre, o movimento foi de 113.248 passageiros, o que representa uma redução de 6,68% em relação ao último trimestre de 2011 e um aumento de 13,61% em relação ao primeiro trimestre de 2011.
Apesar do crescimento apontado pelos números, a tendência para os próximos meses é de retração e estabilização. Isto é reflexo da estratégia das empresas em reduzir as opções de destinos, horários e assentos.  Tam e Gol reduziram em 33%  cada uma a oferta diária de assentos e frequencias. Azul reduziu em 38% a oferta de assentos mas manteve as frequencias. A Trip foi a única que ampliou a oferta. Inicialmente ampliou em 100% os horários e depois em 50% os assentos.

Joinville Spotting

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mais Um Avanço Na Instalação do ILS


Foto retirada do site do Decea



Aberta licitação para obras de infraestrutura para instalação de ILS em Joinville

Quinta-Feira 12 de Abril de 2012 às 15:32

A Infraero abriu nesta quinta-feira (12/4) a licitação para as obras de instalação de infraestrutura para a implantação de Instrument Landing System de Categoria I (ILS Cat I) no Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC). Uma empresa apresentou proposta e documentos de habilitação técnica. Pelo planejamento, a empresa investirá cerca de R$ 4 milhões nos trabalhos de instalação, que têm duração prevista de cinco meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

Clique aqui para acompanhar o andamento da licitação.

Os trabalhos se referem às adaptações necessárias no sistema de pista e pátio do aeroporto para que o ILS, sistema que auxilia as operações de pouso e decolagem em condições de mau-tempo ou baixa visibilidade, seja instalado em Joinville. Os equipamentos do ILS são adquiridos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do Comando da Aeronáutica.

Com o sistema, as aeronaves equipadas com ferramentas de leitura compatíveis com o ILS terão mais flexibilidade e segurança para pousar e decolar em condições meteorológicas adversas. “O sistema aperfeiçoará as operações do aeroporto sensivelmente, trazendo ainda mais segurança e comodidade aos passageiros”, afirmou o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann.
 
Fonte:  Assessoria de Imprensa Infraero
 
Joinville Spotting

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aeroporto de Joinville, 30 Anos de Operação Comercial Com Jatos


Parte II - A Era do Jato



Acervo Joinville Spotting


 Os anos oitenta chegaram e junto com eles chegaram os jatos. Esta década foi marcada pelo crescimento das empresas aéreas regionais e o estabelecimento das nacionais. Com a adequação do aeroporto de Joinville à operação de aeronaves a jato, em 9 de Março de 1982 a Varig retomava as operações que estavam suspensas desde o final da década anterior. Os voos ligavam Joinville a São Paulo com uma frequência diária e eram divididos em três voos diferentes e não diários. São Paulo, Curitiba, Joinville, Curitiba e São Paulo era operado às quartas e sábados. São Paulo, Joinville, Navegantes e São Paulo era operado às terças, sextas e domingos. São Paulo, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e São Paulo era operado às segundas e quintas. Este último voo seria estendido ao Rio de Janeiro a partir de 1985. Muitas vezes estes voos eram operados por aeronaves Boeing 737-200 da Cruzeiro e em outras poucas oportunidades a aeronave utilizada era o Boeing 727-100, também da Cruzeiro.
 


Helio Bastos Salmon via Airplante Pictures
Helio Bastos Salmon via Airplante Pictures

No início de 1983 a Rio-Sul também voltaria a atender Joinville, mas desta vez com seus Fokker F-27 recentemente adquiridos. Os novos voos cumpriam a linha São Paulo, Joinville, Navegantes, Criciúma, Porto Alegre e volta. Os voos eram diários e saíam de São Paulo às 8h30 e de Porto Alegre às 14h00. Esta linha seria recriada em 2010 pela Trip com algumas modificações e operando aeronaves ATR-42. A segunda metade da década foi de estagnação devido a uma série de planos econômicos fracassados que tiveram seu efeito prolongado até o início da década seguinte.


Foto sem créditos. Retirada do site http://www.aussieairliners.org


Gilson da Silveira

Joinville Spotting

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cinco Voos Serão Cancelados Durante o Feriado

Aeroporto de Joinville tem voos cancelados durante feriado de Páscoa

O Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola recebeu o comunicado de 5 cancelamentos de voos regulares durante o período de feriado da Páscoa. As companhias aéreas Azul, Trip e Tam diminuem suas frequências diárias, principalmente nos dia 06 e 07 de abril, respectivamente sexta-feira santa e sábado.
Operando 12 voos diários para as cidades de São Paulo, Campinas, Criciúma e Rio de Janeiro o Aeroporto de Joinville recebe em média 1.300 passageiros por dia, figurando na 35ª posição no ranking nacional da Infraero em movimentação de passageiros.
Mesmo prevendo um feriado tranqüilo o superintendente, Rones Rubens Heidemann mantém sua equipe de apoio e fiscalização reforçada. “Nossos funcionários permanecem circulando pelo terminal com os coletes amarelos da campanha "Posso Ajudar?", e os atendentes do balcão de informações estarão distribuindo o guia do passageiro e divulgando as facilidades oferecidas em nossos terminais”, explica.

Pouso Decolagem Data
5332   5332           06/04/2012 Trip
          4379           06/04/2012 Azul
5333   5333           07/04/2012 Trip
3035   3032           07/04/2012 Tam
4354                     07/04/2012 Azul

Ana Carla Mafra
Comunicação Social - Infraero