quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Azul Reduzindo Oferta de Assentos Novamente?

PR-AZI
A Azul entrou com pedido ontem junto à Anac solicitando alteração em dois de seus voos em Joinville. De acordo com o pedido o voo 4378 partirá de Campinas às 16h34 e chegará em Joinville às 18h00. No sentido oposto o voo 4379 partirá de Joinville às 18h40 e chegará em Campinas às 20h08. Esses dois voos serão operados de Domingo a Sexta-feira pelo ATR-72. Este pedido consta como alteração. Paralelamente, a Azul solicitou alteração de equipamento em dois voos operados pelo ATR-72 entre Campinas e Maringá. O horário de partida e chegada destes voos em Campinas são respectivamente 17h55 e 20h58, justamente os horários dos voos 4247 e 4278 que operam os E-195 entre Campinas e Joinville.  Da mesma forma, os horários 16h34 e 20h08 em Campinas que foram solicitados agora pela Azul correspondem aos voos atualmente operados pelo ATR-72 em Maringá. Dessa forma entende-se que está havendo troca de equipamentos e slots entre os voos para Joinville e Maringá, sendo que haverá redução de oferta em Joinville e aumento em Maringá.  Para resumir, os ATRs que iam para Maringá agora virão para Joinville e os Ejets que vinham para cá, agora irão para Maringá.
Essa redução de oferta vai contra o que foi dito em entrevista ao Jornal A Notícia pelo vice-presidente de marketing da Azul, Paulo Nascimento, na ocasião do voo de apresentação do ATR-72 600 no dia 11 de Novembro. Na entrevista ele revelou que a taxa de ocupação tem se mantido acima de 80% e que a empresa teria intenção de incluir uma nova frequencia para Joinville.
Enquanto isso, o movimento no aeroporto continua batendo recordes. O acumulado de Janeiro a Novembro alcançou 444.541 passageiros. No movimento mensal houve uma pequena retração em função da redução de frequencias por parte da Tam.

Gilson da Silveira

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AeroSpotting e Cicloturismo

Alguns registros feitos no final da tarde de domingo, 18 de Dezembro de 2011, durante uma pedalada até a foz do rio Cubatão na lagoa do Vigorelli em Joinville com bônus.

 
 

 Gilson da Silveira

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Acidente Com Helicóptero em Jaraguá do Sul

Piloto de helicóptero encontrado em São Bento tinha 1300 horas de voo
Luciano Fagundes de Souza era de Itajaí e estava de mudança marcada para Rio Negrinho

O dono da transportadora Seka, de Rio Negrinho, Sérgio Klaumann, lamentou a morte do piloto Luciando Fagundes de Souza, de 31 anos, que trabalhava para ele há pouco mais de um mês. Luciano era o piloto da aeronave encontrada na manhã do último sábado.
Sérgio e outros funcionários da empresa ajudaram nas buscas aos destroços e ao corpo de Luciano na Fazenda da Weg, na região de Sertãozinho, próximo a São Bento do Sul, cerca de 25 km do Centro de Corupá. Segundo Sérgio, Luciano tinha 1300 horas de voo e era inclusive instrutor. Na quinta-feira, os dois fizeram juntos uma viagem de Rio Negrinho a Araquari, próximo a Joinville. Sérgio seguiu na sexta para Curitiba de carro, devido ao mau tempo. Luciano então saiu de Araquari com destino a Jaraguá, onde fez o último contato, perto das 13h de sexta-feira. Como não havia um plano de voo formalizado, não foi dado falta do helicóptero ou do piloto antes da manhã deste sábado. Luciano era de Itajaí e estava de mudança marcada para este sábado para Rio Negrinho.
As investigações da queda devem ser feitas agora pelo Serviço Regional de Investigações e prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 5), da Força Área Brasileira (FAB), no Rio Grande do Sul.
Em julho deste ano, uma aeronave que saiu de Jaraguá do Sul também caiu, próximo ao limite de Pomerode. As tr~es pessoas que estavam na aeronave morreram.

Fonte:  Jornal A Notícia

Joinville Spotting