sábado, 31 de julho de 2010

Trip Altera Dois Vôos

Conforme havíamos informado em 30 de Maio, a Trip havia solicitado alteração em dois de seus vôos, o 5610 e o 5611. Naquele pedido constava a substituição de Navegantes por Criciúma. Como havia desde então restrição de operações em Criciúma, a Trip alterou o pedido ontem, 30 de Julho, simplesmente retirando Navegantes, sem acrescentar outro destino. O pedido já foi aprovado e passará a vigorar em 02 de Agosto. Assim a aeronave passará a pernoitar no aeroporto de Joinville. O motivo alegado para a suspensão das operações em Navegantes é o início dos trabalhos de recapeamento da pista daquele aeroporto, que será feito a partir de segunda-feira às 21:00 horas por cerca de 120 dias.
Também no dia de ontem foi concluído o curso de bombeiros do aeroporto de Chapecó. Com isso, cai a restrição à vendas de passagens com menos de quinze dias de antecedência naquele aeroporto. Fica então a nossa expectativa de que a Trip retome o pedido de operação naquele aeroporto, que ainda possui restrição quanto a espaço no pátio e estação de passageiros em determinados horários.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Governador Assina Decreto Beneficiando a Azul


Esteve ontem a tarde em Joinville em visita oficial o governador de SC Leonel Pavan como convidado da assembléia ordinária da ACIJ, onde assinou documentos e decretos e ouviu solicitações de empresários. Entre as solicitações estava um pedido de inclusão de verba no orçamento de 2011 no valor de R$10 milhões como complemento aos R$ 15 milhões da parte que cabe ao município no convênio com a Infraero para ampliação do aeroporto. Pavan disse que iria analisar o pedido mas não garantiu nada.
Entre os documentos assinados está a alteração no decreto que reduz a alíquota de ICMS de 17% para 4% sobre o combustível aeronáutico. Antes da alteração o decreto só beneficiava aeronaves com um máximo de 100 lugares e agora passa a beneficiar aeronaves com até 120 lugares. A única empresa que se beneficiava desse decreto em Joinville era a Trip. Com a mudança a Azul poderá ser também beneficiada. Na última sexta-feira o diretor de assuntos institucionais da Azul, Alberto Febeliano, disse que a empresa poderia começar a operar em Joinville dentro de um prazo de 60 dias caso houvesse a alteração no decreto. Espera-se agora que a empresa cumpra a promessa e passe a operar vôos em Joinville.
Na semana passada a Azul anunciou em Farnborough a compra de 20 aeronaves ATR72-600 com opção de mais 20. A intenção da empresa é voar para cidades de médio porte, ou seja, mercado regional. Uma das cidades cogitadas em SC é Criciúma. Nosso entendimente é que a empresa pretende entrar em concorrência diretamente com a Trip, já que oficialmente David Neeleman nunca disse que fazia concorrência com a Gol ou Tam.

A imagem acima é de autoria da ATR e foi gentilmente cedida pelo nosso site parceiro AeroEntusiasta.

Joinville Spotting

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pantanal Desiste de Pedido

A Pantanal havia entrado com pedido junto à Anac no dia 13 de Maio para operar vôos entre Joinville e Congonhas com os novos A319. O pedido teve restrições SSO e SAR possivelmente porque o contrato com os bombeiros militares encerrava no final de julho. A nova empresa, a Proserv do grupo Casvig, que também atuará no aeroporto de Navegantes, assumirá o serviço a partir do início de agosto. Com estas restrições, a Pantanal resolveu retirar o pedido. Em sua página na internet a Pantanal anuncia os novos vôos com o A319 para 23 de Agosto, apenas as capitais, mais Bauru. Entramos em contato com a Pantanal e recebemos um comunicado com texto padrão em nome do sr. Fabio Souza:

"Agradecemos a atenção por entrar em contato conosco e temos o prazer de prestar as seguintes informações sobre as operações da Pantanal Linhas Aéreas:

Informamos que a Pantanal Linhas Aéreas é uma das empresas da Holding TAM S/A, também controladora da TAM Linhas Aéreas. Com o objetivo comum de oferecer mais opções de vôo e de destinos aos nossos clientes, os Departamentos de Planejamento de Malha das duas companhias estudaram a viabilidade de novas rotas a serem operadas pela Pantanal Linhas Aéreas, considerando a demanda de passageiros e a Infraestrutura Aeroportuária.

Esclarecemos que a Pantanal Linha Aéreas está investindo na ampliação das rotas operadas, buscando atender um público ainda maior, facilitando aos clientes a prospecção de novos negócios através de cidades que estão em destaque e possuem potencial de desenvolvimento dentro do cenário nacional, conforme já divulgado pela imprensa, os planos incluem investimentos na ampliação da frota da Pantanal."

Joinville Spotting